quarta-feira, 12 de março de 2014

Campanha visa sensibilizar pessoas para a doação de órgãos e tecidos em Goiás

14/01/2014 15h33 - Atualizado em 15/01/2014 07h58



Lançado nesta terça (14), projeto promove ações em locais movimentados.
Em Goiás, mais de mil pessoas esperam por transplante, segundo secretaria.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Comente agora
A Secretaria Estadual de Saúde lançou nesta terça-feira (14) uma campanha para incentivar a doação de órgãos e tecidos em Goiás. No estado, a fila de espera por transplantes é de mais de mil pessoas, segundo a Central de Transplantes. Durante o projeto, vão ser promovidas ações em locais movimentados de Goiânia.
Enfermeiros e psicólogos trabalham na conscientização das pessoas. No primeiro dia da campanha, tendas foram montadas no Aeroporto Santa Genoveva, onde o fluxo de passageiros é constante. O ato, que começou às 8 horas da manhã, se estende até às 18 horas. A mesma ação será promovida na próxima terça-feira, dia 21, na Rodoviária de Goiânia.
De acordo com diretor da Central de Transplantes, Luciano Leão, os interessados em ser doador têm que deixar claro a vontade em vida. "Queremos fazer com que as pessoas se sensibilizem com a doação de órgãos e tecidos. Hoje a legislação é bem clara. Se as pessoas não forem doadoras de maneira espontânea, as famílias não vão ter como autorizar", explica o diretor.
Transplantes
Após morte cerebral confirmada, cada pessoa que se declara potencial doadora pode salvar pelo menos outras sete pessoas, que aguardam por exemplo, um transplante renal, de fígado, pâncreas, coração ou córnea. Conforme levantamento da Central de Transplantes do Estado, foram realizados 919 procedimentos deste tipo em Goiás em 2013, sendo a maioria deles, 793, de córneas.
Na comparação entre 2012 e 2013, a fila de pessoas que esperavam pela cirurgia diminuiu 36%. Apesar do cenário positivo, o gerente da central, Luciano Leão, diz que o estado enfrenta três grandes desafios na área de transplantes: o reduzido número de hospitais que fazem o procedimento; o pouco envolvimento dos profissionais de saúde e a falta de capacitação dos mesmos; e a resistência das famílias em fazer os exames que atestam a morte cerebral.
Profissionais da saúde orientam passageiros no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, Goiás (Foto: Divulgação/ Sebastião Nogueira)

Fonte:http://g1.globo.com/goias/noticia/2014/01/campanha-visa-sensibilizar-pessoas-para-doacao-de-orgaos-e-tecidos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário